Musica e seus impactos

A música é o contado de sons e ritmos que embalam nossos dias, podendo trazer equilíbrio e paz, mas também podendo acelerar nossos ritmos e emoções. Dependo do que e como ouvimos a música.

Ao longo dos tempos a música vem se modificando, acompanhando os ritmos e expressões da sociedade e cada ritmo e estilo expressa a cultura e estilo de vida que abraçamos.

Particularmente na música contemporânea é nas letras que percebemos aquilo que nos toca e faz sentido em nossas vidas. Este é um conceito sutil e que passa despercebido a muitos de nós. Ao apreciar um estilo musical e um tipo de letras estamos falando de nossos sentimentos mais profundos, que as vezes não são claros para nós. 

Mas até na chamada música erudita isto é muito evidente, a música de Strauss convida a dançar e a alegria, e de Mozart a uma vida alegre e divertida, a de Beetovem a reflexão e busca da paz, a de Wagner nos leva a força e a luta. Para citar alguns autores conhecidos.

Muitas músicas dizem muito e são fonte de reflexão, para mim a música "Hard headed woman” do Cat Stevens fala muito da mulher que escolhi como companheira de vida.

Poetas escrevem versos, que transformados em música falam e trazem mensagens, podem falar de amor, de questões sociais, de patriotismo, de estilos de vida, entre outros. Que musica gostamos, quem somos nós?